segunda-feira, 10 de março de 2008

Áreas da Fisioterapia

Fisioterapia Dermato-Funcional - Parte da fisioterapia que trata as afecções estéticas. Utiliza procedimentos próprios para doenças dermatológicas com aplicação raio laser, infravermelho ou ultravioleta para evitar ou reduzir retrações musculares e acelerar os processos de cicatrização.

Ergonomia - Avaliar, prevenir e tratar moléstias causadas pelo exercício de funções exigidas no trabalho. Também conhecida como Ergonomia.

Geriatria e Gerontologia - Utiliza procedimentos próprios que visa estimular a musculatura, evitar o seu enrijecimento e treinar a coordenação motora de pessoas idosas.

Ginecologia e Obstetrícia - Utiliza procedimentos próprios que visa a conscientização corporal, eletroterapia, cinesioterapia e outros recursos, na
incontinência urinária e fecal, masculina e feminina, Vaginismo, Endometriose, Tensão pré-menstrual, Dismenorréia, Dor Pélvica Crônica entre outros. A atuação fisioterapêutica é muito importante no período gestacional, afim de tratar as alterações posturais e algias decorrentes da gestação, a minimização do edema estacional com auxílio da Drenagem Linfática manual, e ainda a preparação da gestante para o período pós-parto, com exercícios de fortalecimento de períneo e músculos abdominais. Todo o cuidado durante a gestação vai ajudar na recuperação
da puérpera.

Neurologia - Aréa da fisioterapia que reabilita pacientes com disturbios neurologicos que envolvam as funções motoras; por exemplo pacientes que sofreram um Acidente Vascular Encefalico (AVE). A fisioterapia neurologica ajudará os pacientes a recuperarem sua funções, como a coordenação motora

Ortopedia e Traumatologia - Usar a eletroterapia, termoterapia, hidroterapia para aumentar a capacidade de movimentação, estimular a circulação e diminuir as
dores de pacientes com fraturas, traumas musculares e luxações.

Fisioterapia Respiratória - Utiliza técnicas e manobras que visam melhorar a dinâmica respiratória e a distribuição do ar inalado no pulmão, remover secreções brônquicas, obtendo assim uma melhor função respiratória. Além das técnicas manuais, existem diversos equipamentos que auxiliam na obtenção destes resultados.

Reeducação postural - Tratar deformidades da coluna ou problemas de postura com exercícios de alongamento e de fortalecimento muscular. Também conhecido como RPG.

Reumatologia - Melhorar os movimentos de pacientes com problemas nas articulações, deformações, artrite e reumatismos.

Disfunção da ATM - Atua principalmente na Saúde Bucal em conjunto com a Odontologia, tratando de disfunções da ATM (articulação temporomandibular).

Fisioterapia Pediátrica - Especialidade que utiliza de métodos e técnicas próprias para o tratamento de enfermidades neurológicas e cardiorespiratórias de crianças. Dentre elas podemos citar o baby bobath, o aumento do fluxo expiratório - AFE, a expiração lenta e prolongada - ElPr, a desobstrução rinofaríngea retrógrada, a glossopulssão retrógrada, o posicionamento no leito e o reequilíbrio tóraco - abdominal - RTA.

Fisioterapia Desportiva - Atua diretamente nas atividades esportivas, na preparação, prevenção e recuperação de lesões no processo de reabilitação de atletas em clubes, times, academias, etc.
Fonte: CREFITO

2 comentários:

Unknown disse...

Caraca Robson.......seu blog ficou muito legal........show de bola........parabéns e muito boa sorte.......vc merece......

Abs

Unknown disse...

Rob!
Adorei seu blog!
Boa sorte!
Te adoro!

Bjo