segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Pilates

Muito se houve falar sobre o Pilates, o que vem a ser essa técnica, como surgiu?
Ela foi desenvolvida por Joseph Pilates, um alemão, dedicou a vida para ter um corpo saudável, era especialista em boxer, mergulho, esqui e ginástica. Era auto-didata, onde tinha conhecimento de medicina, fisica, anatomia. Na primeira guerra mundial foi consideradoenfermeiro no campo de concentração, onde começou a fazer parte de reabilitação utilizando molas das camas ou colchoes da época. Em 1918 a gripe matou milhares de pessoas, menos os que foram treinados por Joseph, onde os seus exercicios foram bastante reconhecidos, mas não mundialmente.
Aos 46 anos migrou de navio para USA onde conhece Clara que é americana, com quem se casa e ministra aulas no New York City Ballet. Fundaram seu primeiro stúdio e ministraram aula ate meados de 1960. Na época o pilates era chamado de CONTROLOGIA e atualmente conhecido como Pilates, palavra essa de domínio público.
Joseph morre de insuficiencia respiratória aos 87 anos.
Objetivo do Pilates:
- Alinhamento Postural
- Aumento da mobilidade Articular
- Aumento da Força, do Tônus e Flexibilidade Muscular
- Melhora equilíbrio e coordenação
- Recupera Lesões
- Emagre
- Aumenta Capacidade Pulmonar
- Maior estabilidade Muscular (abdomem, gluteo, paravertebrais, o que hoje é chamado de "CORE" ou "POWER HOUSE")
- Alivia o Estresse

Os princípos básicos da técnica são:
- Concentração - ter consciencia de como executar o exercício.
- Respiração - é natural e ritimica e faz melhorar a capacidade pulmonar
- Precisão - ser preciso na execução dos movimentos
- Controle - ter controle ao executar
- Fluidez - realizar os movimentos em harmonia
- Centralização - centralizar a força "CORE"
- Disciplina - ter uma frequência na prática.

O pilates trabalha o corpo como um todo, recrutando fibras musculares de resistência, onde ao mesmo tempo que consegue fortalecer, consegue alongar utilizando aparelhos com molas (cadilac, reformer, chair e barrel, este último nao possui molas).
Cada mola tem uma intensidade que dependendo do posicionamento e distância impõe uma certa carga durante a execução do exercício.

Com esta técnica você tera um abdomem muito bem trabalhado, pois a todo momento ele deve ficar ativado, o que faz com que o aluno tenha uma definição muscular em todos os membros do corpo.
Importante salientar que um bom instrutor de pilates é de suma importância para que alcance seu objetivo, visto que cada ser humano é diferente do outro e necessita de exercícios com foco diferentes.