terça-feira, 22 de abril de 2008

Postura correta ao usar o computador

Para evitar problemas na região cervical, os olhos do usuário de computador devem seguir uma linha horizontal em relação ao centro da tela do equipamento. O ideal é a utilização de um suporte para manter o monitor em altura adequada. A prática pode evitar a retificação cervical, ou seja, a perda da curvatura da coluna. Este efeito, que é muito comum em pessoas que passam muitas horas em frente ao computador em posição inadequada, provoca dores no pescoço, nos ombros e em outras partes do corpo.
Para diminuição deste quadro de dor, devemos ter em nosso trabalho um ambiente ergonomicamente confortável.
Mas não baste olharmos somente na direção do centro da tela do monitor, devemos observar posicionamento dos punhos/mãos ao digitarmos. Ter uma cadeira adequada, no qual possa deixar os pés apoiados no chão, a região atrás dos joelhos não podem estar comprimidos, com a região das costas apoiadas no encosto da cadeira.

Dicas rápidas para poder deixar o ambiente mais ergonômico:

* Com o ajuste da cadeira na altura mínima e ainda não consegue apoiar os pés no chão!!
Coloque uma ou duas lista teleônicas para que possa ter apoio dos pés, deixando-os a 90 graus.

* Dor na região do ombro e na lateral do tronco!!!
Deixe o telefone, mouse, blocos de anotações, ou qualquer objeto no alcance de suas mãos, ou seja, deverá deixar os objetos ao alcance com seu braços esticados sem ter que inclinar seu tronco para buscá-los.

* Dor no pescoço!!!
Faça uma coisa por vez, não atenda ao telefone e tente digitar algum texto, isso provoca dores na região cervical. Cada tarefa por vez, ou use um redphone, o mesmo que os atendentes de telemarketing utilizam, neste caso nao use o redphone somente em um dos ouvidos, intercale entre eles.

Importante: realize alongamentos e pequenos intervalos no seu período de trabalho, para poder sair da posição que encontra-se.
Estudos demonstram que pausa de 15 minutos a cada 4h de trabalho realizando pequenos exercícios/alongamentos (Cinésio Laboral), faz com que seu trabalho renda mais e tenha menos cansaço no fim do dia.

Nenhum comentário: