sábado, 12 de julho de 2008

O que é bandagem funcional?


Muitos se perguntam o que realmente é e para que serve uma bandagem funcional. A maioria das vezes associam bandagem com gesso, mas não é.
A bandagem funcional pode ser de alguns materiais, o mais utilizado no Brasil é realizado com espradrapo, porém pode ser utilizado com uma bandagem mais rígida de material importado (tensoplast) ou com fitas de Kinesiotaping.
São várias as ténicas que pode ser utilizados, porém visão o mesmo benefício:
ALÍVIO DA DOR E ESTABILIZAÇÃO DA ARTICULAÇÃO
Indicada para crianças, atletas, adultos, idosos e para vários tratamento fisioterapêutico, como em deficientes para auxiliar uma melhor postura, epicondilites, prevenção de luxações, pós operatórios, dentre outros visando sempre o benefício acima citado.

Como citado no trabalho dos autores SALGADO, Afonso S. I.; PARREIRA, Rodolfo B.; CECI, Lisandro Antonio,2007, tem-se mais alguns benefícios como:
A circulação se torna melhor através do movimento.
- O edema é controlado.

- Previne:
1. Piora da lesão inicial
2. Lesão compensatória em partes adjacentes.
3. Atrofia por desuso.

- Permite:
1. Continuar o condicionamento e fortalecimento corporal freqüentemente perdido durante a inatividade pós-lesão.
2. Manutenção da habilidade e reação freqüentemente devido a fatores inibitórios (dor, medo de lesar novamente).

Existem trabalhos recentes mostrando que a bandagem funcional também é muito otilizado por fonoaudiólogos, onde através do mesmo prinícipo da estabilização, consegue grandes ganhos com vários pacientes ajudando-os a melhor desempenho em seu desenvolvimento orofacial. Mas não posso falar muito destes benefícios por não ter contato com esta área.

Têm-se várias técnicas para realizar a bandagem funciol, cabe ao profissional escolher a melhor técnica para cara tipo de lesão e/ou prenvenção para seu paciente.

14 comentários:

Anônimo disse...

Ola Dr Robson, venho aqui tirar uma duvida minha, essa bandagem serve para quem esta com um estiramento na parte posterior da coxa? e se serve qual o modo certo de ser usado? agradeço.

Dr. Robson Luiz Araujo disse...

Obrigado pelo seu contato. e respondendo a sua duvida, a bandagem pode ser usada no estiramento muscular sim, ela sempre tera um ponto fixo e outro (s) pontos de tração. aconselho falar com um fisioterapeuta para uma avaliação, e uma aplicação correta da bandagem

Anônimo disse...

Obrigado por tirar essa minha duvida. E parabens pelo blog. abraço e sucesso.

Anônimo disse...

dr. tenho um pino no joelho isso não me impossibilita de jogar, mais o meu medico disse pra mim usar alguma coisa pra proteger essa parte do joelho , queria saber se eu poderia usar essa bandagem para proteger essa parte ? por que toda pancadinha encima ja foi um pouco .

Dr. Robson Luiz Araujo disse...

Boa Tarde.
A função da bnadagem funcional é justamente ajudar a ter melhor desenvolvimento em práticas esportivas, ele realinha uma rotula (joelho) para melhor função na ocntração muscular. Se seu medico diz algo para proteger de pancadas, a abdangem funcional não irá fazer esta função. agora se o intuito é melhorar o deslizamento das estrutras para execução da ativida, ai sim ela será de grande valia.

Anônimo disse...

Ola, sou fisioterapeuta mas tenho pouca experiencia com bandagem. Tenho um paciente com lesão de plexo braquial, sua luxação de ombro restringe o ganho de força em abdução. Existe uma bandagem que possa reduzir essa luxação e ainda permita a abdução? Grata

Dr. Robson Luiz Araujo disse...

Bom dia, a função da bandagem é justamente esta, estabilizar a articulação sem perder o movimento. existe um livro que mostra várias bandagens "Bandagem Funcional"

Jaqueline disse...

Boa noite Dr tenho uma pergunta,bati meu cotovelo fiz o exame de eletroneuromiografia e nao acusou nada mas ainda estava sem movimento,fui ao fisioterapeuta e foi dito que tenho uma lesão neural mas não entendi direito o que é,hoje estou usando uma bandagem no antebraço e parte do punho. Dr pode explicar melhor?
Obrigada.

Dr. Robson Luiz Araujo disse...

Ola Jaqueline, lesão neural é uma lesao no nervo no qual inerva determinada região, ou seja o comando do cerebro a regiao inervada foi interrompida, como se fosse uma mangueira onde se dobra a mangueira (se for uma compressão nervosa) ou o corte total ou parcial de uma manqgueira (lesao total ou parcial) onde pode perder parte ou toda inervação da regiao

Anônimo disse...

Olá, quanto tempo depois de aplicada que pode-se molhar a bandagem? e qto tempo o atleta poderá ficar com ela... e após o periodo, como a mesma é retirada? Obrigada....

Anônimo disse...

oi boa noite meu nome e helio..tenho uma lesao no tornozelo..ja fiz fisiotetapia melhorou..mas dependendo so sapato sempre volta..pode me ajudar

Unknown disse...

BOM DIA MEU NOME É ELISETE TENHO 47 ANOS,FUI SUBMETIDA UMA CRANIOTOMIA PARA RETIRADA DE UM TUMOR CHAMADO MENINGIOMA FIQUEI COM UMA PQ SEQUELA QUE FOI A PARTE ESQUERDA DO MEU CORPO TODA ADORMECIDA E COM ISSO COMECEI O TRATAMENTO DE FISIOTERAPIA. E POR NÃO SENTIR O LADO ESQUERDO ACABEI LESIONANDO MEU OMBRO. SEGUNDO O NEURO FOI UMA SOBRE CARGA NO OMBRO E FIQUEI COM O CHAMADO BRAÇO CONGELADO E TB COM CAPSULITE, ISTO DESDE JANEIRO DE 2013 E ATÉ AGORA NÃO TIVE MELHORA JÁ TOMEI VÁRIOS REMÉDIOS E NENHUM FAZ EFEITO PARA TIRAR A DOR,COMECEI A FAZER ACUPULTURA E NESTA SEMANA O ACUPULTURISTA COLOCOU UMA BANDAGEM EM MEU BRAÇO DIZENDO QUE ESTABELESERIA A DOR E AJUDARIA NO MOVIMENTO DO BRAÇO NO QUAL NÃO CONSIGO MOVIMENTÁ-LO MUITO POR CAUSA DA DOR QUE SINTO. GOSTARIA DE UMA OPINIÃO SOBRE ISTO? DESDE JÁ AGRADEÇO PELA ATENÇÃO.

Unknown disse...

Boa noite Dr. Robson Luiz!
Sou estudante de fisioterapia pela Universidade de Taubaté, interior de SP.
Tenho lido alguns artigos a respeito da bandagem funcional, mais nada muito concreto, minha duvida é sobre o uso da bandagem de prevenção de entorse de tornozelo em praticantes ´praticantes de esportes como caminhadas e trilhas bem extensas durante a atividade física, sem causar estrangulamento ou outros danos ao membro?
dese ja grata?

Dr. Robson Luiz Araujo disse...

Ola Marcelle tive que ficar um tempo afasgtado desculpe a demora, a bandagem se feita como deve-se nao causara dano algum ela é provisoria, e deve ser firme e nao que estrangule o fluxo sanguineo ou qualquer estrutura, estudei em taubate tambem, e professor Rodrigo, Luciano, Barbara, Paulo, Gisele, Renato, todos sao exelentes para lhe ensinar sobre o assunto. pode confiar nos professores de ortopedia desta instituicao pois eles foram minha base que é muito superior a todas em sao paulo