terça-feira, 12 de agosto de 2008

Drenagem Linfática



Com a mídia mostrando todos os corpos mais bonitos, faz com que nós também queiramos ter um belo corpo, por isso este "bum" na área da estética, e com ela a nossa famosa Drenagem Linfática.
Muitas das pessoas dizem que drenagem linfática, emagrece, o que não é verdade, você perde medidas, mas não emagrece, já que não é através deste método que iremos retirar o tecido adiposo (gordura) do organismo.

A drenagem é uma técnica de massagem que trabalha o sistema linfático para trabalhar de uma forma mais eficaz. levando a linfa (liquido viscoso, sem cor, contém substância orgânica e inorgânica, resíduos e toxinas) aos gânglios linfáticos. Ela foi criada pelo terapeuta Vodder e sua esposa em 1932.

A principal função deste método é retirar o acúmulo de líquido entre células e resíduos metabólicos, estimula a regeneração de tecidos, melhora o sistema imunitário, e melhora a ação antinflamatória.
A drenagem pode ser feita tanto por homem quanto por mulheres, sendo estas as que mais procuram a técnica, e ela pode ser realizada de forma manual ou mecânica, ambas tem sua eficâcia, em alguns estudos relatam que a manual pode ter uma melhora mais visível pois o terapeuta visualiza a região edemaciada.

A drenagem pode ser feita, nas pernas, tronco, braços e face.

É muito utilizado para pessoas que tem problema no sistema linfático, ou que teve que realizar uma mastectomia (retirada da mama) e quem faz lipoaspiração, neste último, estudos relatam que a realização de uma drenagem antes da cirurgia efetiva um pós operatório tendo uma melhor recuperação.

PS. É CONTRA INDICADO PARA PESSOAS COM INFECÇÃO AGUDA, INSUFICIÊNCIA CARDÍACA, TROMBOSE, HIPERTENSÃO, CANCÊR.

Um comentário:

Unknown disse...

Olá Robson

Estou me formando FISIOTERAPEUTA em dez/2008 e achei muito válida a sua explicação sobre DLM, pois infelizmente o que as clínicas de estética ''vendem'' por ai, é a FALSA DLM, e os leigos não sabem do que se trata.
Quanto a um email teu, que eu li no grupo do yahoo: CONCORDO! enqto não nso juntarmos, muitas coisas erradas continuarão acontecendo...para mim, os maiores culpados pelos absurdos encontrados na área, somos nós mesmos!
Abçs
Mônica Molha