sábado, 12 de julho de 2008

O que é bandagem funcional?


Muitos se perguntam o que realmente é e para que serve uma bandagem funcional. A maioria das vezes associam bandagem com gesso, mas não é.
A bandagem funcional pode ser de alguns materiais, o mais utilizado no Brasil é realizado com espradrapo, porém pode ser utilizado com uma bandagem mais rígida de material importado (tensoplast) ou com fitas de Kinesiotaping.
São várias as ténicas que pode ser utilizados, porém visão o mesmo benefício:
ALÍVIO DA DOR E ESTABILIZAÇÃO DA ARTICULAÇÃO
Indicada para crianças, atletas, adultos, idosos e para vários tratamento fisioterapêutico, como em deficientes para auxiliar uma melhor postura, epicondilites, prevenção de luxações, pós operatórios, dentre outros visando sempre o benefício acima citado.

Como citado no trabalho dos autores SALGADO, Afonso S. I.; PARREIRA, Rodolfo B.; CECI, Lisandro Antonio,2007, tem-se mais alguns benefícios como:
A circulação se torna melhor através do movimento.
- O edema é controlado.

- Previne:
1. Piora da lesão inicial
2. Lesão compensatória em partes adjacentes.
3. Atrofia por desuso.

- Permite:
1. Continuar o condicionamento e fortalecimento corporal freqüentemente perdido durante a inatividade pós-lesão.
2. Manutenção da habilidade e reação freqüentemente devido a fatores inibitórios (dor, medo de lesar novamente).

Existem trabalhos recentes mostrando que a bandagem funcional também é muito otilizado por fonoaudiólogos, onde através do mesmo prinícipo da estabilização, consegue grandes ganhos com vários pacientes ajudando-os a melhor desempenho em seu desenvolvimento orofacial. Mas não posso falar muito destes benefícios por não ter contato com esta área.

Têm-se várias técnicas para realizar a bandagem funciol, cabe ao profissional escolher a melhor técnica para cara tipo de lesão e/ou prenvenção para seu paciente.