sexta-feira, 2 de maio de 2008

Entorses (Torção de Tornozelo)


Muitas pessoas na correria do dia-a-dia associado com as calçadas todas esburacadas ou irregulares, o subir e descer escadas rapidamente ou levarmos um escorregão em casa, pode ocorrer as famosas entorses (torções) de tornozelo. O que fazer? O que podemos fazer de imediato?

Um entorse ocorre devido a um estiramento abrupto de uma articulação, estressando todos dos tecidos envolventes nesta como cápsula, ligamentos, tendões, músculos e em alguns casos até mesmo fraturas.
O que provoca?

Os ligamentos frouxos no tornozelo, os músculos fracos, as lesões dos nervos da perna, certos tipos de calçado (como os sapatos de salto alto e estreito) e certas maneiras de caminhar, tendem a provocar a rotação do pé para dentro ou fora. As lesões do tornozelo são causadas por uma súbita aplicação de força que exceda a resistência dos ligamentos, rodando o pé em inversão ou eversão.

Para evitarmos um agravamento neste entorse, podemos usar o famoso GREC, e o que seria este?

Gelo
Repouso
Elevação
Compressão

Isso mesmo que devemos fazer após um entorce (torção), deve-se colocar GELO, este irá diminuir todo processo inflamatório que irá ocorrer no local, mas ATENÇÃO, o gelo não deve ser colocado diretamente na pele, pois em peles sensíveis este pode queimar, então envolva em uma pedaço de tecido fino para proteger a região. ELEVAÇÃO, elevar o membro acometido para que possa auxilixar na drenagem de um possível edema (inchaço). COMPRESSÃO, também auxiliará nesta drenagem. REPOUSO, é para descansar, desestressar o local da torção. E ir a um médico de confiança para que possa realizar exames mais detalhados de possíveis rompimentos de tecidos moles (citados acima) ou estrutura óssea (fraturas).

Dica - Algo muito bom para ter em sua casa, são as bolsas de GEL, atualmente tem-se bolsas que podem ser usadas tanto para aplicação gelada ou quente, você pode mantê-las dentro da geladeira, e caso ocorra um entorse, uma pancada, pode estar colocando sobre o local acometido e quando necessitar de uma bolsa de aguá quente, esta bolsa de gel pode ser aquecida (ver modo de aquecer de acordo com cada bolsa) e colocado em um local que se tenha necessidade em alguns tipos de contraturas.

18 comentários:

Unknown disse...

Oi, sou academica de fisioterapia e gostaria de sua ajuda o mais rápido possível!

Minha prima torceu o tornozelo e teve que fazer cirurgia!

Minha conduta foi elevação, movimentos passivos, drenagem.

Já faz um mês que ela fez a ciruria gostaria de saber quais os outros procedimentos que deveria ter com ela, o movimento de circundação e movimentar para os lados ela nao faz pq sente muita dor entao nao forcei, amanha ela tem consulta com o médico!
Há uma boa cicatrização, pouco inchaço.

Por favor me ajude!

Unknown disse...

Olá, fiz uma torção grave de tornozelo. Fiqueiuma semana de tala, na segunda e terceira além de colocar a "Bota", faço 40minutos de gelo 20 de água quente, depois passo cataflam enfaixo e coloco a bota. Tudo segundo a orientação médica, além da elevação e repouso. Pergunto: O tratamento está correto? O inchaço do pé praticamente desapareceu, mais após 3 semanas e o tratamento mencionado o anel do tornozelo ainda está completamente inchado, vermelho e nn consigo mexer.Pode ser acrescentado mais algum tratamento? E o que será indicada para a fisioterapia. Me ajude por favor, pois quero o quanto antes a minha recuperação. Obrigada aguardo resposta.

Unknown disse...

Oi, hoje eu cai 2 degraus de uma escada e o peso do meu corpo foi todo sobre um dos meus pés. Doeu muito na hora e agora ele está inchado e dolorido. Isso é uma torcao? O que eu poderia fazer ou qual medicamento tomar para aliviar esses sintomas? Obrigada.

Dr. Robson Luiz Araujo disse...

boa Tarde
Daniela,
sim o que acorreu com contigo foi uma entorse, não da para se mensurar qual o grau deste, so avlaiando mesmo e com exames de imagem em mãos.
Voce deve procurar um medico para saber qual medicação a ser ministrada e realizar um exame de imagem para melhor avaliar. E procurar um fisioterapeuta para realizar uma reabilitação.

Unknown disse...

Olá. No dia 02/09 sofri uma torção no tornozelo direito jogando voley. Realizei uma ultra-som do mesmo e o resultado foi este: Tendinopatia dos fíbulares, lesão em ligamento fíbulo talar, derrame articular em face lateral.
Estou "caminhando" com auxilio de muletas desde o acontecido. Fiz compressas com gelo imediatamente após a torsão.
A minha dúvida é quanto tempo vou precisar usar as muletas e qual o tratamento indicado pra este caso.Vale ressaltar que estou tomando anti-inflamatorios, e passando uma pomada anti-inflamatoria também.
Se puder me ajudar ficarei muito grata.

Dr. Robson Luiz Araujo disse...

Boa Noite Maah,
sobre o tempo que voce irá utilizar muleta impossivel lhe dizer, dependerá muito do tratamento na fisioterapia que voce irá fazer, usando Ultrassom, drenagem linfática, treino de propriocepção, reforço articular. isso tudo dependerá do exame de imagem e do exame fisico do seu tornozelo, o que foi dito acima é so o que possivelmente podera ser feito. Ressalto que nao é possivel passr tratamento sem avaliar, voce deve tomar os remedios receitados pelo seu médico, e o tratamento depende 80% de voce seguir o que o fisio prescrever.
obrigado pela visita, a disposição

Zita Garbo disse...

eu torci meu pé na sexta, no domingo o medico imobilizou por 13 dias, ta insuportavel ficar imobilizado, tipo, hj após 3 dias as dores pararam e to sentido a tala solta, será que até sabaado eu ja posso tirar? tem q realmente esperar 13 dias?

Dr. Robson Luiz Araujo disse...

Ola Zita obrigado pela visita! Sobre seu comentario se o medico pediu para ficar esse tempo com a imobilizacao é porque se faz necessario, nao é porque a dor sumiu que o problema foi sanado. Nao tenho pose das imagens para saber qual o grau da gravidade. A tala fica frouxa devido estar imobilizada e medicacao tem a diminuicao de processo inflamatorio. Recomendo qie fique com os dias que ele lhe pediu.

Anônimo disse...

ola dr torci meu tornozelo jogando bola no dia 2 de abril de 2011 e coloquei gelo ate o dia 5.quando fui ao medico ortopedista ela tirou um tx e nao ouve fratura o tornozelo estava uma bola dos dois lados muito inchado ai ele colocou uma tala e pediu pra ficar uns 15 dias com a tala.o q acontece é q ele nao é especialista em pé nem tornozelo.e ai depois de 2 a 3 dias com a tala e tomando antinflamatorios percebi q a tala esta mais solta.frouxa etc.e estou com duvida se devo colocar uma nova tala ou posso tirar e usar uma bota imobilizadora daquelas robofut e ficar usando ela e so tirar pra fazer gelo compressa etc.estou com essa duvidas pq ele nao é um especialista de tornozelo.disse q nao daria pra tirar ressonancia devido estar muito inchado.sou atleta e gostaria de saber se bota tem o mesmo efeiro da tala.ou quais dicas vc pode me dar.obrigado e aguardo.harley taubaté sp

muleke traquino disse...

torci o pé faz um mes,ta doendo um pouco.tou voutando aos treinos doi um pouco quando tou treinando mais meos amigos dizem que é pior se fica em casa por causa do pensamento tipo do tralma, isso é certo?????
abraço!!

Tatiane disse...

Boa tarde,
torci meu tornozelo a 3 meses. Já fui ao médico (fiz raio X, ressonância)tomei os medicamentos, fiz 30 seções de fisioterapia, banhei com vinagre, sal grosso, arnica, fiz repouso de uma semana, e ainda doi muito não sei mais o que devo fazer. Desde de que machuquei não melhorei nem 20% ainda.

thiago disse...

bom dia jogo bola foi assim correndo normal o pe virou na hora nao soube o qe fazer continuei jogando depois piorou comesou a inchar coloqei gelo mas naomelhorou fui no medico tirei raiox mas nao deu nada mas no outro dia eu tinha qe trabalhar omedico me deu um dia so derepouso estou aq em casa com o pe qe minha mae enfaixou a cinco dias e nao melhora ja coloqei gelo,cataflam nao sei o qe fazer so vou esperar

Dr. Robson Luiz Araujo disse...

Olas Pessoal, vou colocar uma observação neste post, nunca se deve se autoimobilizar uma articulação pois devido a sua cicatrização dos tecidos (osseo, ligamento, tenda e etc) pode-se causar maiores danos, um medico sim pode imobilizar. Ressaltando quando se tem um entorse, gelo no local e procure um medico para um exame (raio-x e/ou ressonancia)para verificar possiveis lesoes

Dr. Robson Luiz Araujo disse...

Um tornozelo torciso sempre torcido, isso é fato, pois o estresse causado nesta articulação sempre deixa microlesoes. Se seu tornozelo ainda doi mesmo um periodo longo de tratamento procure uma segunda opniao medica e de outro fisioterapeuta.

Anônimo disse...

Boa noite...Meu nome é Sarah

Torci meu tornocelo esquerdo descendo a escada do onibus fretado, na mesma hora virou uma bola o lugar, fui para o pronto socorro e o medico tirou raio x , porem não houve nenhuma lesão no osso, só que a uns dois anos torci o mesmo tornocelo e tive uma lesão no tendão , fiz uma ultrassom e fiquei imobilizada 15 dias , só que este medico do pronto socorro não falou nada de uma possivel lesão novamente no tendão , estou colocando gelo e tomando antiflamatorio como foi falado pelo medico porem já fazem tres dias e o tornocelo não desinchou ainda,e doi muito , estou usando uma bota rob foot!!! Gostaria de saber se posso fazer algo mais para melhorar o inchaço e se posso voltar ao trabalho usando a bota mesmo com o pe ainda inchado . ???
Muito obrigada

Anônimo disse...

bom dia Dr. a duas semanas cai e torci meu tornozelo então fui ao médico tirei raio-x não deu nada e tomei remédio durante uma semana,o inchaço diminuiu bastante porém ainda esta um pouco inchado e o roxo também sumiu mais doe muito ainda pra anda e principalmente se eu for corre o que posso fazer pra melhorar??
obrigada beijos..

supersitebrasil.net disse...

Boas dicas, irá me ajudar bastante, e a outras pessoas também, grato...

supersitebrasil.net disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.